CONGELE E DESCONGELE O PEIXE

Atualizado: Mar 15

Ao comprar peixe fresco, sempre pergunte se o peixe já foi previamente congelado. Peixe fresco já embalado, com frequência, traz no rótulo indicação se já foi congelado; caso contrário, pergunte.



Basicamente, se o peixe que você comprou já tiver sido congelado, não o congele de novo, pois prejudicará a textura, e bactérias nocivas podem provocar intoxicação alimentar. No entanto, é possível usar esse peixe em pratos como empadão ou lasanha e congelar o prato já cozido. Se for absolutamente necessário, você pode congelar peixe de carne branca (que não tenha sido previamente congelado) em casa.

Para preservar a delicada textura do peixe, enrole-o em papel-alumínio, aperte bem e congele na temperatura mais baixa possível, de preferência no congelamento rápido. Depois de congelado, o peixe de carne branca se conserva por até 3 meses a -18ºC. Peixes gordurosos, como arenque e cavalinha, não congelam bem, pois o óleo que contêm faz com que se estraguem rapidamente.

O peixe deve descongelar o mais lentamente possível, a fim de preservar o sabor e a textura. Coloque-o num prato, cubra e deixe de um dia para o outro na geladeira, ou descongele no micro-ondas, usando o comando de descongelamento. Tome cuidado para que não fique muito tempo ou a carne ficará ressecada.


Depois de descongelado, escorra a água que se desprender do peixe (você pode utilizá-la em uma sopa ou molho nutritivo), enxugue o peixe com toalha de papel e cozinhe-o o mais rápido possível. Não é aconselhável congelar mariscos crus. Os comprados já congelados podem ser conservados no freezer caseiro por até 2 meses.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo